Alunos : Aline Santos Freitas
Cibele Santos de Jesus
Daiane Santos de Souza
Daniel Ivan de Araújo Lopes
Marcos Henrique Jesus da Silva
Rony Silva Santos
Prof.Orientador: Yuri Oliveira
Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire
23/11/2019
Resumo
O termo pós verdade é o fenômeno na qual a opinião pública reage mais a apelos emocionais do que a fatos objetivos . Segundo este conceito, a verdade dos fatos é colocada em segundo plano quando uma informação recorre ás crenças e emoções das massas , resultando em opiniões públicas manipuláveis .
A "pós - verdade" , foi eleito a palavra do ano em 2016 pelo dicionário de Oxford , onde foi definida como uma " ideia de que um fato concreto tem menos significância ou influência dos apelos à emoção e as crenças pessoais " . De acordo com o dicionário , o prefixo " pós" transmite a ideia de que a verdade ficou para trás . O fundamento pós-verdade foi retirado do conceito psicológico de viés cognitivo , onde explica a tendência natural do ser humano de julgar fatos com base na sua percepção. Sendo assim, quando essa tendência é explorado pelos meios de comunicação para fins midiáticos , econômicos ou políticos , nasce o fenômeno da pós verdade , no qual as massas "preferem" acreditar em determinadas informações que não foram ditas como verdade.
Pós-verdade e as fake news ( consequências das noticias falsas)
O conceito de pós verdade não se fica confuso com o conceito das noticias falsas ( as fake news) . As fake news , independentemente das suas motivações , são mentiras objetivas , ou seja , informações ilegítimas que não condizem com a realidade , formuladas para induzir uma comoção sobre determinados assuntos . Sendo assim, é perfeitamente possível que as fake news deem origem à pós verdade . Nas eleições americanas de 2016, o candidato Donald Trump disseminou inúmeras informações e estatísticas não fundamentais para fortalecer sua campanha e atingir seus adversários. No mesmo ano, ocorreu o chamado Brexit , um referendo que decidiria se o Reino Unido permaneceria ou não na União Europeia .No decorrer desse processo , a campanha que defendia a saída do bloco , divulgou que permanência na União Europeia custava 470 milhões de dólares por semana ( informações que nunca foram comprovadas como verdadeira ) , afetando negativamente vários setores da economia .
A era da Pós-verdade
Os estudiosos acreditam que estamos vivendo atualmente na " era da pós-verdade" , na qual a verdade dos fatos não é mais prioridade para os meios de comunicação, nem para a sociedade . A "era da pós-verdade", é facilmente percebido na internet , onde as informações são repassadas de forma imediatista para um grande número de receptores , criando assim, em pouco tempo , uma "verdade fabricada" defendida por uma massa de indivíduos que acredita que aquela informação repassada é verdadeira .Os beneficiários da era pós-verdade nem sempre dispõem a fatos pelos quais atacam os seus adversários . Por isso, com frequências recorrem a aspectos secundários , que se transformam em relevantes . Os costumes pessoais , a vestimenta , o penteado , o caráter de uma pessoa em seu entorno particular , adquirem valores cruciais na comunicação pública . Desse modo, a opinião e a subjetividade desses aspectos secundários se apresentam de forma noticiosa e objetiva . E , portanto, relevante.
Palavras chaves : Pós verdade , notícias , internet, fake news .
Introdução
A pós-verdade é uma grande forma de expressão com o principal objetivo de chamar a atenção de um público , sendo atraída por informações visualmente chamativas através das redes sociais , chegando a ter grande impacto no mundo . É por isso que muitos políticos têm utilizado essa técnica com o objetivo de obter apoio entre a população. Um dos recursos mais utilizados são os discursos populistas. Estes são discursos em que as massas são influenciadas com promessas impossíveis. Prometendo políticas “de gente para a gente” e soluções simples para todos os problemas.
Desenvolvimento
A pós-verdade é baseada em dicotomias. “Tudo é preto e branco”, “Se você não é um dos mocinhos, está com os bandidos”. Além disso, a pós-verdade promete um futuro esperançoso. Essas características da pós-verdade irão torná-la atrativa, especialmente para certas pessoas. Especificamente, para as pessoas que se sentem confusas, desorientadas e inseguras.No entanto, embora o uso da Internet tenha aumentado o uso das fake news, ela também nos proporciona recursos para reconhecê-las. Existem páginas especializadas onde estas falsas notícias são descobertas, e guias para saber como distinguir uma notícia falsa de uma real. Algumas dessas dicas são: veja quem é o autor (muitas notícias falsas não incluem o autor), verificar se as mesmas notícias aparecem em diferentes mídias e observe se uma ideologia clara é identificada ou, pelo contrário, apresenta diferentes pontos de vista.
Considerações finais
Como visto, o fenômeno da pós-verdade é extremamente explorado no contexto político, sobretudo em campanhas eleitorais, nas quais é vantajoso para os candidatos divulgarem informações, ainda que falsas, para enaltecer sua imagem ou denegrir o adversário. Nessas situações, a opinião pública se torna ainda mais manipulável diante das inúmeras formas de propaganda eleitoral.
Assim, é comum que informações potencialmente falsas relacionadas ao tema se estabeleçam e se propaguem na sociedade como se fossem verdade, ainda que de forma passageira, tendo em vista que os beneficiados, muitas vezes, só precisam sustentá-las até o dia da eleição.
Logo, quando se trata de política, o senso crítico (capacidade de questionar e analisar informações de maneira objetiva) é ainda mais importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário